terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Como planear um casamento vintage


Planear um casamento pode ser das coisas mais fabulosas da vida, desde a cerimónia à recepção – tudo tem de ser perfeito, incluindo um certo estilo que reflete o casal de noivos. Para isso é necessário planear, estruturar ideias e, por fim, colocá-las em prática. 

Mas primeiro é necessário sonhar: sonhar com a forma como seria o casamento de sonho, e depois mãos à obra para enfrentar o desafio de planear um casamento ao estilo que sonharam. E muitos casais de noivos sonham com um casamento vintage, com estilo retro dos anos 20, 40, 60… um pouco do passado com um toque moderno.

Ao selecionarem o estilo do casamento olhem aos diversos detalhes do casamento: decoração, convites de casamento, vestido de noiva, fato do noivo, menino das alianças, transporte, lembranças, fotografia… Se vão incluir um estilo ou ideias vintage não se esqueçam que devem ponderar se pretendem que o casamento apenas tenha reminiscências de uma época passada com um toque de atualidade, ou seja totalmente temático de acordo com a época escolhida, assegurando-se assim que o casamento corresponde ao sonho idealizado. Ficam aqui algumas ideias.
  
Escolham uma época

Cada época tem certos detalhes que a tornam característica: os anos 20 têm uma irreverência inerente às grandes festas de Hollywood e aos banquetes refinados, a chegada dos convidados em carros Rolls-Royce, vestidos de cinta descida e gentlemens educados vestidos de smoking; nos anos 60 os vestidos são femininos e perfeitos ao estilo Audrey Hepburn em Christian Dior; os anos 70 um estilo extravagante, muito disco. Vintage implica antigo e de outra época e um casamento deve ser planeado com detalhes simples e pontuais para não se tornar num casamento demasiado desconforme.


Pensem no estilo de fotografia

O estilo de fotografia pode também acompanhar a época de inspiração do casamento, por exemplo, o estilo de fotografia dos anos 50 é o retrato de família feliz, estilo publicidade, muito colorida e viva; o estilo de fotografia dos anos 70 tem um certo blur e cores pastéis, muito sol e vida. Por isso, de acordo com o estilo vintage do casamento, também as fotografias de casamento ou parte delas, podem ser assim criadas. Falem com o fotógrafo e recriem cenários onde possam fotografar de acordo com o estilo e cenário da época.

  
Pensem em todos os detalhes

Ao pensarem no estilo de determinada época, pensem se querem um toque romântico, especial, extravagante ou ecológico, para obterem o casamento com que sempre sonharam. A música pode também ser de acordo com a época, como os anos 50 ao som do Frank Sinatra. Porém. não deixem de incluir sempre música animada para divertir os convidados do casamento. Relativamente aos convites de casamento, podem incutir-lhes um toque mais antigo, de acordo com a época, como incluírem uma fotografia de ambos vestidos de acordo com a época, ou até utilizarem postais antigos dessa altura, se os conseguirem achar. Podem também levar a ideia mais longe e pedir aos convidados do casamento para se vestirem de acordo com a época do tema do casamento.





O espaço de acordo com a época

O espaço do casamento deve também idealmente refletir a época do casamento. Se selecionaram a época dos anos 50, uma casa de campo com um belo jardim verdejante, uma banda vestida de smokings, cerejas, e o estilo piquenique chique é o ideal. Se, por exemplo, estão a pensar nos anos 20, o local perfeito seria uma mansão da época, com um jantar sumptuoso, com tudo decorado em tons prata e dourados, muitas pérolas e champanhe.

  
O vestido de noiva e o fato do noivo

O vestido de noiva deve ter também um toque de acordo com a época. Por exemplo, um vestido ao estilo dos anos 50 pede um véu de gaiola, um pequeno bouquet, um vestido rodado pelo joelho e para o noivo, um fato bem ao estilo NY business man.



Criar um casamento vintage com um tema de época é um desafio que pode ser muito bem conseguido se ambos tiverem um bom instinto para o estilo e para a decoração.  

Artigo retirado do Forum O Nosso Casamento

Images via  The Brides Cafe

Sem comentários:

Enviar um comentário