segunda-feira, 2 de maio de 2011

Entrevista com a Instante Fotografia

ELSA da Instante

"Somos dois namorados que partilham um sonho e um projecto comum: fazer diferente. Não estamos no mercado para sermos iguais a tantos outros. Se apostamos com tal dedicação na fotografia é por acreditarmos profundamente que há muito ainda por fazer. Sobretudo queremos acrescentar criatividade à fotografia e ao mercado". Elsa e Rui

RUI da Instante


Como iniciaram as vossas carreiras de fotógrafos de casamento e qual foi o vosso percurso?

Gostávamos de fotografia há algum tempo, mas a fotografia de casamento foi uma agradável e recente surpresa que surgiu há menos de um ano ao fotografar, por brincadeira, o casamento de amigos. Sem qualquer intenção de investir nesta área de forma profissional, fomos captando os momentos e contando a sua história.. A verdade é que o feedback das nossas imagens foi muito positivo e várias pessoas começaram a incentivar-nos a experimentar a fotografia de casamento. 
Foi talvez a partir desse momento que passamos a estar mais atentos a esta área, embora não nos identificássemos com a abordagem tradicional muito protagonizada pelos fotógrafos. No fundo, acreditámos que poderíamos ter alguma coisa a acrescentar, tanto na forma de captar histórias de amor, como na forma de actuar, profissionalmente. 


Acham que qualquer fotógrafo pode-se tornar num fotógrafo de casamento?

Em termos técnicos, a fotografia de casamento não é a mais exigente. Mas é-o quanto falamos de criatividade e sensibilidade. Acreditamos que existem algumas características que são essenciais para se fazer um trabalho de qualidade. Acima de tudo, é necessário gostar de fotografar pessoas. 
Num evento como um casamento, não faz sentido os intervenientes da festa pararem para que o fotografo registe alguma coisa. Antes o inverso... É necessária uma grande sensibilidade para reconhecer quais os momentos onde os sentimentos estarão mais visíveis, e para saber quais serão os momentos que os noivos quererão recordar. Por vezes, nem eles sabem quais serão eles... Habitualmente dizemos que não é difícil tirar fotografias, a fotografia digital tornou possível que todas as pessoas sejam um pouco fotógrafas. Mas para fazer um trabalho especial, recriar em fotografias todo o dia do casamento e tudo o que implica é realmente difícil. É um trabalho exigente porque é necessário estarmos sempre atentos, sempre alerta... porque a qualquer altura um momento mágico pode acontecer e não queremos deixá-lo escapar! Por isso, são essenciais três qualidades: sensibilidade, criatividade e paixão pelo que se faz, acima de tudo.


Quais acham que são as principais características que um fotografo de casamento deve possuir?

De certa forma, penso que já respondemos na pergunta anterior. É um dia especial para muita gente e vão existir muitas lágrimas, muitos abraços, carinhos, beijos, muitas emoções... Será um dia repleto de emoções e sentimentos lindos. 
Um fotógrafo de casamentos ou, como no nosso caso, uma equipa de fotógrafos, terá que ser apaixonada pelo dia. Terá que sentir uma vontade enorme de procurar todos estes momentos e registar quantos sejam possível. São estes momentos que os noivos vão olhar e recordar durante toda a vida! 

 Das fotos que tiraram até hoje, quais as vossas favoritas?


Rui: Neste momento apenas existiam eles. Nenhuma das 180 pessoas que lá estavam era mais importante do que aquela que estava em frente a eles. Não será a melhor foto que tirei, mas é aquela que sempre me faz sorrir...

Elsa: Esta é a pergunta mais difícil de sempre! Cada uma marca-nos de uma forma diferente: porque foi difícil de a conseguir, por ser totalmente inesperada, porque nos desperta emoções, enfim... inúmeros motivos. Mas nem sempre é o mais obvio. Neste momento, posso dizer que a foto eleita neste momento é a do abraço do noivo ao pai. Muitos dos fotógrafos tendem a centrar as suas atenções na noiva por muitos motivos. Neste caso, esta foto emociona-me porque representa o momento em que os noivos saíram da igreja e o noivo abraça o pai. Trata-se de uma foto que conta, efectivamente, o dia do casamento, um dia que não se resume apenas aos noivos mas também aos seus familiares e a todas as emoções inerentes.


Qual a vossa parte favorita do dia do casamento para fotografar?

A cerimónia. É aqui que o casamento acontece e é aqui que as emoções estarão à flor da pele. As lágrimas a correr, os olhares ternurentos e apaixonados... No copo de água irão existir muitas imagens bonitas e divertidas, mas é na cerimónia que encontraremos as grande emoções e conseguiremos sentir que o amor está, realmente, no ar.

Já fotografaram algum casamento diferente ou original?

O nosso percurso é ainda curto, e ainda não tivemos casamentos muito diferentes. No entanto, temos muita vontade de fotografar um casamento de outra religião/cultura, como por exemplo, um casamento Indiano. São festas lindíssimas, cheias de cor e rituais diferentes. Seria, sem dúvida, um prazer... 



O que acham ser o maior desafio para um fotografo de casamento?

Não deixar passar aquele momento que os noivos ainda recordam... Ninguém sabe qual será esse momento. Poderá ser o colocar da aliança, o abraço da noiva ao pai no altar ou até a queda que um tio deu durante a festa... Todas as festas serão diferentes e todas elas terão momentos que os noivos não precisarão de fotografia ou vídeo para recordar. Para nós, o maior desafio é mesmo que todos os momentos importante sejam registados. Sabemos que é impossível registar tudo, mas trabalhamos sempre no sentido para que nada importante seja perdido. Daí a nossa opção de fotografarmos sempre os dois porque, para além da cobertura que fazemos ser mais completa, por vezes, também conseguimos registar o mesmo momento de perspectivas completamente diferentes.




Que conselhos querem dar aos futuros noivos?

Acima de tudo que se lembrem que o casamento é deles e para celebrar o amor entre ambos. Apenas interessa que estejam felizes, pois se isso acontecer, quem estiver lá para partilhar o dia com eles, de certeza, também estará. E, obviamente, que apostem em profissionais que proporcionem aquelas fotografias, as que vos farão sorrir e chorar no futuro. Mas também é importante que haja uma relação de empatia e cumplicidade entre clientes e profissionais para que possam estar completamente à vontade e livres para aproveitar o grande dia sem pressões. 



Adorei descobrir este casal de namorados, tão talentosos como simpáticos, que partilham a mesma paixão pela fotografia! 

Elsa e Rui mais uma vez obrigada pela vossa simpatia e desejo-vos as maiores felicidades tanto a nível profissional como pessoal, por muitos e bons anos!!! :o)

Descobre-os também através do Site e do blog!

2 comentários: