quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Entrevista com Fernando Colaço

Descubra esta semana este fotografo fantástico, Fernando Colaço que trabalha em "equipa" com a sua esposa Lurdes e segundo Fernando: "as suas sugestões e a sua particular atenção pelo detalhe, melhora o resultado final de um dia de trabalho".

Como iniciou a sua carreira de fotógrafo de casamento e qual foi o seu percurso?

Depois de bastantes anos na fotografia de publicidade a mudança da economia a partir de 2003 obrigou-me a mudar o rumo da minha vida profissional. a hipótese da fotografia de casamento colocou-se por si própria e por acaso: um convite para fotografar o casamento de um amigo de um amigo que resultou numa experiência avassaladora em termos de "fazer". o mais difícil foi, depois,  enveredar caminho e chegar a um estado de maturidade no que faço e proponho e que , penso, valeu a pena.

Acha que qualquer fotógrafo pode-se tornar num fotógrafo de casamento?

Sinceramente, não! Mas isso vale para qualquer actividade profissional. O facto de gostarmos muito e praticar não quer dizer que tenhamos a sensibilidade necessária executar a profissão com valor.

Quais acha que são as principais características que um fotografo de casamento deve possuir?

Invisibilidade e espírito de caçador. Fundamentalmente saber compor imagens em acontecimentos sobre os quais não tem qualquer controlo.

Das fotos que tirou até hoje, qual a sua preferida?

É difícil escolher uma foto como a que gosto mais. Um casamento permite tirar fotos sobre uma grande quantidade de situações e emoções. desde uma foto de preparação de uma noiva, outra de uma cerimónia ou um retrato do casal podem ter resultado numa imagem especial. No entanto esta foto que vos envio encerra, para mim, aquilo que é o meu papel fundamental num casamento: captar momentos essenciais.  Depois da cerimónia a noiva é adorada de forma diferente por várias pessoas. está de costas desfocada e dá lugar aos rostos de grande felicidade da parte da mãe e do tio. O noivo, à esquerda espera e a senhora à direita, também desfocada baixa o rosto como em sinal de respeito pela intensidade do acto. É para estas fotos que vou aos casamentos.


Que conselhos quer dar aos futuros noivos?

Na vida que façam tudo para conseguir que valha a pena ser vivida. Para o casamento que escolham um fotógrafo que saiba ler o que mais ninguém vê.

"Acredito na invisibilidade do fotógrafo que, assim, tem a liberdade de ir encontrando, ao longo  do dia, aqueles pedaços de acontecimento que são, em última análise, as fotos. Faço, também, no e do meu trabalho uma pesquisa constante tentando sempre encontrar soluções de imagem que me provoquem evolução e, modestamente, entreguem ao meu próximo cliente o mais único que para ele, entretanto, produzi." Fernando Colaço
Mais uma vez agradecemos ao Fernando a sua simpatia e desejamos-lhe muito sucesso!

Veja mais fotos em: http://www.fernandocol.com/

Xoxo

A Peônia

Sem comentários:

Enviar um comentário